0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

A nossa história…

A Casa Manuel Espregueira e Oliveira – Turismo de Habitação tem o privilégio e a honra de ser a herdeira de um inestimável legado, de valor incalculável, não só no que diz respeito à arquitectura do edifício onde está instalada, mas também dos trajetos de vida de dois dos seus anteriores proprietários, nomeadamente o Doutor Luiz Augusto de Oliveira e o seu filho Manuel Espregueira e Oliveira.
Ambos foram ilustres cidadãos que tiveram a oportunidade de servir a comunidade em distintas áreas de atuação.

  • Luiz Augusto de Oliveira (1851-1927) | Naturalidade: Goiães, Vila Verde. Médico-Cirurgião, Escola Médico-Cirúrgica do Porto (1876).
    Nomeação como Tenente Médico-Cirurgião Ajudante do Exército Português (1877). Destacamento para o Regimento de Infantaria 3 em Viana do Castelo (1878). Casamento com D. Maria Henriqueta de Espregueira (1885). Promoção a Cirurgião-Mor (1885). Destacamento para prestação de serviço em vários locais no país. Dois filhos: Luís, falecido na infância, e Manuel. Regresso a Viana do Castelo (1891). Condecoração Cruz de 2ª Classe da Ordem de Mérito de Espanha (1893). Condecoração Cavaleiro da Real Ordem Militar de S. Bento de Aviz (1895). Condecoração Medalha Militar de Prata de Comportamento Exemplar (1895). Condecoração Oficial da Real Ordem Militar de S. Bento de Aviz. Major-Médico (1900). Reserva, a seu pedido, por incapacidade (1901). Reforma, com o posto de Coronel-Médico (1903).

    Dedicação acrescida ao colecionismo e ao estudo da cerâmica portuguesa e de Viana do Castelo. Co-organização da “Exposição de Arte Ornamental do Districto de Vianna” (1896). Organização da “Exposição Retrospectiva de Cerâmica Nacional” (1915). Autoria de reconhecidas publicações sobre arte cerâmica. Co-organização do “Museu Regional de Viana do Castelo”. 1º Diretor do “Museu Regional de Viana do Castelo”.

    Manuel Espregueira e Oliveira (1888-1953) | Naturalidade: Viana do Castelo. Habilitações literárias desconhecidas. Proprietário. Lavrador.
    Perfil político: Presidente da Comissão Municipal e Vogal da Comissão Distrital da União Nacional de Viana do Castelo. Carreira político-administrativa: Presidente da Direcção do Sindicato Agrícola de Viana do Castelo; Vogal da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes de V. do Castelo; Delegado da Federação Nacional dos Produtores de Trigo de V. do Castelo; Presidente da Comissão Executiva da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes do Porto; Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo; Procurador à Câmara Corporativa por designação do Conselho Corporativo em representação de vários ramos da produção cerealífera. Carreira Parlamentar: Deputado na Assembleia da República, na I Legislatura (1935-38): integrou a 1ª Secção – Cereais e Pecuária. Subscritor/ relator dos pareceres: 69/I – Construção de silos; 70/I – Plantação de eucaliptos; 97/I – Organização corporativa da agricultura; 110/I – Tarifas ferroviárias. Benemérito e Irmão Superior da Congregação da Caridade de Viana do Castelo (1950-1953).


  • Luiz_Augusto_Oliveira_99_Hotel_alojamento_Turismo_de_Habitacao_seculo_XIX_quarto_charme_ferias_dormir_centro_historico_Viana_do_Castelo

    Manuel_Espregueira_e_Oliveira_99_Hotel_alojamento[three_fourth valign=
Os valores de outrora, humanistas, de partilha, de participação cívica e de responsabilidade social e cultural, são os renovados valores de hoje que nos inspiram e que nos propomos perpetuar no projeto da Casa Manuel Espregueira e Oliveira – Turismo de Habitação, na relação com os nossos clientes, parceiros, fornecedores e com a comunidade, na cidade e na região.